A CIDADE EM NÚMEROS

GEOGRAFIA: Presidente Bernardes é uma pequena cidade do interior de Minas Gerais. Situa-se no Vale do Piranga, na Zona da Mata e pertence à comarca de Piranga. O município possui uma área de 236,7 Km² de extensão territorial, limitando-se com os seguintes municípios: Porto Firme, Piranga, Brás Pires, Senador Firmino, Paula Cândido e Senhora de Oliveira, distando-se a 190 Km da Capital Mineira Belo Horizonte. De clima bom, apresenta uma temperatura média anual de 19,4º C, sendo a máxima de 26,4º C e a mínima de 14,8º C. A altitude máxima registrada é de 875 m e a mínima de 620 m no ponto central da cidade. O município é banhado pelos Rios Piranga e Xopotó. É bom lembrar que o Rio Piranga é um dos principais afluentes do Rio Doce.

POPULAÇÃO: A população, aproximadamente 6000 habitantes, é de gente simples e religiosa, característica transmitida de geração em geração, formada principalmente pela miscigenação dos portugueses colonizadores, bandeirantes paulistas, índios e negros.

GOVERNO: Atualmente o município é administrado pelo Prefeito Jazon Haroldo Silva Almeida (PSDB) (1º mandato), sendo o Vice-prefeito Carlos Evangelino de Souza (PSB). A Câmara Municipal é constituída por 09 (nove) vereadores, a saber: Dante Assis Vidigal (PP), Helder Sabino Vidigal (PSDB), Ivair Guimarães Teixeira (PR), João Francisco Moreira (PSDB), Juliana Aparecida Teixeira (PSDB), Luis Augusto Quintao Machado (PMDB), Milton Cezar da Silva (PP), Roberto Carlos Carvalho (PMDB), Welington Denis Correia Araujo (PHS).

ECONOMIA: Resume-se no comércio e na agricultura, limitando-se ao plantio de milho, arroz, feijão, cana-de-açúcar e café, em pequena escala e na pecuária leiteira, também de pequeno porte. Graças ao trabalho desenvolvido, ao longo dos anos, pelos órgãos assistenciais do Governo, principalmente pela EMATER-MG, Departamento Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente e o fortalecimento da Associação dos Pequenos Produtores Rurais “José Pedro Fernandes”, o agricultor local já despertou para as práticas modernas de agricultura, o que vem melhorando em muito o setor agrícola. Conta ainda o trabalhador rural com a assistência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Presidente Bernardes, que desde a década de 1970 vem prestando bons serviços aos associados.

O Comércio, como na maioria das pequenas cidades do interior, ainda é bem tradicional, mas, já demonstrando modernização, graças à informática, que vem mudando  a atitude dos comerciantes, adequando-os aos novos tempos.

A cidade, que num passado recente era assistida pelas agências bancárias, Minascaixa e Banco Nacional, hoje é atendida pelo Banco Postal (BANCO DO BRASIL) integrado à Agência de Correios e pelo BANCO BRADESCO.

SAÚDE: O Setor de Saúde do Município atende suficientemente a população nos setores de Odontologia, Fisioterapia, Psiquiatria, Ginecologia, Dermatologia, Clínica Geral, além de encaminhar pacientes para outras cidades para realização de exames médicos e procedimentos cirúrgicos, e graças ao trabalho do Departamento Municipal de Saúde, o Hospital Santo Antônio, reformado e reestruturado pela atual Administração Municipal dá mais conforto e tranquilidade à população, em breve será inaugurado a sua segunda ala.

EDUCAÇÃO: Na área da Educação, o município conta com duas escolas estaduais na cidade: Escola Estadual Governador Clóvis Salgado (1º ao 5º ano - Ensino Fundamental) e Escola Estadual Padre Vicente Carvalho (Ensino Fundamental e Médio) e uma Escola da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) mantida pelo município e uma Creche Municipal (CRECHE VOVÓ ETELVINA), que dá tranquilidade às mães que trabalham, além de desenvolver um excelente trabalho de sociabilização das crianças ali abrigadas. Uma Escola Estadual no Povoado de São Nicomedes: Escola Estadual Antônio Lucas Martins (Ensino Fundamental). As zonas rurais são atendidas por treze Escolas Municipais do pré-primário ao 5º ano.

OUTRAS INFORMAÇÕES: O asfalto chegou com o Programa do “Pró-Acesso”, do Governo Estadual, ligando o município à BR-482. A telefonia fixa é atendida pela concessionária TELEMAR (OI) (código de área 32) e a móvel (celular) pela operadora CLARO, sendo a energia elétrica pela concessionária CEMIG.