No dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi estabelecida em 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, com o objetivo principal de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Estar em contato com a natureza é uma forma de admirá-la, de conhecer mais sobre ela e de reconhecer a necessidade de protegê-la.

É neste sentido que o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal – GTIM que advém do Programa Saúde na Escola e que se trata da parceria entre Secretaria municipal de saúde e Secretaria Municipal de Educação, promoveu, no dia 09 de junho de 2018, a “I Caminha Ecológica ao ponto de Captação de Água no Guirras”.

Para realização do referido evento, a equipe GTI-M contou com total apoio do Departamento Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, e com a Fundação Educacional de Caratinga, empresa esta que realiza os diagnósticos do Projeto Rio Vivo e que irá atender 120 propriedades rurais do município com ações que visam aumentar a quantidade e a qualidade da água.

O campo dos Guirras foi ponto de encontro para início das atividades, pois às 7h 30min, os professores fizeram a conferência da presença dos alunos. Na sequência, o Chefe do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, o zootecnista Sr. André Quintão Carneiro, fez abertura do evento destacando a importância da preservação do meio ambiente e das ações do projeto Rio Vivo que estão em andamento em nosso município.

Ao encerrar sua fala, convidou o professor Sr. Marco Antônio Zopelar, Engenheiro Agrônomo da Funec, que detalhou as ações do projeto Rio Vivo no saneamento, recomposição de nascentes e áreas de preservação permanente, além da contenção de sedimentos.

Em sua fala, o professor ressaltou que a nossa região apresenta muitos fragmentos florestais preservados, fato este que muito auxilia na infiltração de água no solo aumentando o volume das nascentes.

Logo em seguida, aconteceu o plantio de mudas de árvores nativas da região, no intuito de incentivar a preservação do meio ambiente e estabelecer um marco para o evento.

Vale destacar a significativa colaboração do Presidente do Time de Futebol dos Guirras, Sr. Francisco Goulart, no preparo das covas para plantio, bem como na continuidade do cuidado das mudas.

Após o plantio a Educadora Física do NASF, Andressa Goulart, realizou alongamento com todos os participantes e iniciou-se a caminhada.

No trajeto da caminhada, ao passar pela propriedade do Ex-Prefeito, Sr. Izaltino Vital de Souza, fomos surpreendidos por uma calorosa recepção, onde foi ofertado água, suco, biscoitos e frutas, tudo preparado com muito carinho por sua esposa, Sra. Istelamaris Quintão e filhas.

Alimentados, o grupo de caminhantes seguiu seu destino.

De forma organizada, ao chegar no ponto de captação, os participantes se dividiram em grupos menores para visitação.

Encantados com tamanha beleza e riqueza mineral, pausa para várias poses e selfs, o grupo de caminhantes retornou ao campo dos Guirras onde foi realizado sorteio de brindes e logo um delicioso lanche.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Glauciene Suany Nogueira, aproveitou para reforçar a importância da parceria, destacando o quanto foi importante a presença da Policia Militar, a se destacar o Sargento Vicente Ferreira Ladeira Junior que esteve presente durante todo momento da I Caminhada Ecológica ao ponto de Captação de Água no Guirras.

O evento reuniu os amigos, estudantes, estagiários do Curso Técnico de Enfermagem, Engenharia Ambiental, professores e profissionais de vários setores do funcionalismo público municipal e estadual.

Vale ressaltar que foi uma manhã de sábado diferente, unindo atividade física, saúde, diversão, conhecimento, conscientização e contato com a natureza.